Edição 2019
SOBRE O EVENTO
O I Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (I Conara), é uma iniciativa do Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Com o tema “ Problematizando, projetando e construindo para um desenvolvimento mais Sustentável”, em sua primeira edição, o evento contou com Palestras, Minicursos, Mesas-redondas e Apresentação de trabalhos (artigos, resumos expandidos e pôsteres), durante seis dias de evento.
O evento é pioneiro e, de certo modo, sua proposição expressa a expansão do IEA, concernente à oferta de cursos. Essa Unidade Acadêmica da Unifesspa, em Santana do Araguaia, iniciou suas atividades em 2014, com o curso de Licenciatura em Matemática. Nessa composição, realizou, nos anos de 2015 e 2017, a primeira e segunda edição do Encontro Araguaiense de Matemática. Agora, também com os cursos de Engenharia Civil (2018) e Arquitetura e Urbanismo (2019) o evento passou a ser denominado como Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada, a fim de abarcar os conhecimentos dos ramos científicos de cada curso em funcionamento. Como Congresso, o evento tem a pretensão de ser anual e propõe-se a envolver outras instituições de educação superior da região.
I Edição - ANAIS DO I CONGRESSO ARAGUAIENSE DE CIÊNCIAS EXATA, TÉCNOLOGICA E SOCIAL APLICADA
Com a realizacäo do | Conara, o IEA cumpre a missäo da Unifesspa de "produzir, sistematizar e difundir conhecimentos filosöfico, cientifico, artistico, cultural e tecnolögico, ampliando a formacdo e as competências do ser humano na perspectiva da construcdo de uma sociedade justa e democrätica e no avanço da qualidade de vida".
Nestes anais de artigos e resumos expandidos, fica o registro de parte, apenas, das muitas ilhas de compartilhamento e producäo de conhecimento que constituiu o evento em sua totalidade. Por meio dele, fica também o registro de agradecimento do IEA/Unifesspa à Fapespa pelo financiamento do | Conara.
Artigos Completos |
CIDADES E SUSTENTABILIDADE URBANA
- Arquitetura bioclimática do espaço público estudo da praça Brasil em Belém – PA
- Espaços acessíveis na Escola Estadual Jorcele Silva Sestari
- Santana do Araguaia: a história por trás de suas primeiras construções
MODELAGEM COMPUTACIONAL E ANÁLISE EXPERIMENTAL
- Diagnosis of Cylindrical projections and analysis of suitability for the territorial area of South America
- Do CAD tradicional à modelagem BIM uma revisão das novas possibilidades
- Experiências com BIM no ensino e na extensão de cursos de Arquitetura e Urbanismo.
MATERIAIS E SUAS TECNOLOGIAS
- A importância do Inglês na engenharia como diferencial no mercado competitivo e globalizado....
- Roteirização de transportes rodoviários utilizados na cadeia produtiva de soja do Vale do Araguaia
TÓPICOS DE QUALIDADE AMBIENTAL
APRENDIZAGEM DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES
- Conhecendo Pitágoras e o seu teorema
- Contexto histórico de Santana do Araguaia: Da fazenda Campo Alegre à Unifesspa
- Excel no ensino de estatística – Um projeto na formação inicial de professores de matemática
- Reflexões sobre a prática docente de biologia no emancipa em Santana do Araguaia-PA
- Unifesspa está aí: Um projeto de extensão universitária
MATEMÁTICA PURA E APLICADA
- Aplicação do método de pontos interiores no problema de alocação de mercadorias para a otimização do lucro........
- O problema de alocação de disciplinas e professores usando o Método Húngaro
- Transformações geométricas para obter mosaico de imagens digitais
O PAPEL E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- Inclusão digital sem fronteiras para o conhecimento: desafios de um projeto de extensão...
- O ensino-aprendizagem de matemática através dos memes: reflexões de uma oficina no ensino superior....
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
- Instrumentalizando a conta de energia no ensino de estatística.
- Intercâmbio de materiais didáticos matemáticos propostos para a educação básica: ensino fundamental II e ensino médio
- Números (Des)complexos através da história da matemática: uma abordagem no ensino básico
- Platão e seus poliedros: desvendando os mistérios com história da matemática
- Relato de experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa Movimento de Educação Popular” Com ênfase na prática docente do componente curricular de química, Santana do Araguaia – PA
Avaliadores |
|
Andre Margalho Daltro Andrea Nazaré Barata de Araújo Cristiane Johann Evangelista Dilson Henrique Ramos Evangelista Eliane Pereira Helves Belmiro da Silveira Manolo Rodriguez Heredia Marcela Marcal Maciel Monteiro Mateus Gonçalves de Oliveira |
Osmar Tharlles Borges de Oliveira Raisse Layane de Paula Saraiva Renata Durans Pessoa de Souza Suanne Honorina Martins dos Santos Tarciso Binoti Simas Valdineia Rodrigues Lima Cecilia Orellana Castro Luis Ismael Asmat Lopez |
Comissão Organizadora |
|
Andre Margalho Daltro Andrea Nazaré Barata de Araújo Carlos Maviael de Carvalho Cecilia Orellana Castro Cristiane Johann Evangelista Dilson Henrique Ramos Evangelista Eliane Pereira Fernando Eduardo de Souza Marino Gabriel Edivan Tavares Santos Helves Belmiro da Silveira Joanne Leal Almeida Silva Leila Aparecida de Souza Luis Ismael Asmat Lopez Manolo Rodriguez Heredia Marcela Marcal Maciel Monteiro |
Maria Clara dos Santos Rodrigues Maria Elizabete Rambo Kochhann Mateus Araújo Costa Mateus Gonçalves de Oliveira Osmar Tharlles Borges de Oliveira Pedro Monteiro Nunes Raisse Layane de Paula Saraiva Rayssa Carvalho de Oliveira Renata Durans Pessoa de Souza Samuel da Silva Sousa Suanne Honorina Martins dos Santos Talita Silva Nascimento Tarciso Binoti Simas Valdineia Rodrigues Lima |
Editora/Evento | |
Endereço: Rua Geraldo Ramalho S/N, Centro, Santana do Araguaia - PA CEP: 68560-000 Telefone: (94) 2101-5937 |
Critérios de Avalição | ||
Descrição | Valor Mínimo | Valor Máximo |
Adequação e rigor Metodológico | 1 | 2 |
Adequação às normas do evento e da ANBT | 1 | 3 |
Adequação às normas prescritas no site do evento para submissão de trabalho | 2 | 4 |
Atende ao edital | 1 | 10 |
Clareza na delimitação da experiência relatada | 1 | 2 |
Clareza na informação da questão de pesquisa e objeto | 1 | 2 |
Clareza na formulação e clareza do tema | 2 | 5 |
Consistência e rigor na abordagem teórica-metodológica e na argumentação | 1 | 8 |
Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico | 1 | 3 |
Consistências nas reflexões e atividades desenvolvidas | 1 | 2 |
Cumpre as normas de submissão do evento | 2 | 5 |
Escrita com linguagem, citações e referências dentro dos padrões acadêmico-científicos | 1 | 3 |
Linguagem correta no texto, nas citações e referências | 2 | 5 |
Linguagem nos padrões acadêmico-ciêntificos, adequação às normas do trabalho do evento | 1 | 3 |
Não atende ao edital | 1 | 1 |
Originalidade na contribuição e interlocução com a produção na área | 1 | 6 |
Relevância da qualidade cientifica do trabalho | 1 | 6 |
Riqueza conceitual na colocação do problema | 1 | 3 |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Redes Sociais